terça-feira, 7 de junho de 2016

OUTROS ASPECTOS DO BAIRRO: GEOGRAFIA, ECONOMIA LOCAL, RELIGIOSIDADE, ARQUITETURA E HABITAÇÃO

Não podemos deixar de falar de outros aspectos como a economia local, aspectos da religiosidade e da arquitetura e habitação.

O comércio no bairro do Engenho Velho de Brotas é muito diversificado como na maioria dos bairros populares de Salvador. 
A economia se baseia principalmente nas atividades terciárias (comércio bastante variado pertencente a habitantes do local, escolas, etc).
Encontramos de tudo um pouco e os moradores da região não precisam sair do bairro para comprar produtos de primeira necessidades. Com muitos mercadinhos e casas comerciais em todo o bairro.
Considerado o segundo bairro mais populoso de Salvador e também um conhecido gueto afrodescendentes, a religião africana (o candomblé) é predominante na região, com terreiros respeitados e espalhados pelo bairro. Mas, o que podemos perceber, conforme relatos de alguns moradores da comunidade é que o perfil religioso no Engenho Velho de Brotas foi se modificando com o passar dos anos, antes a cultura do bairro era voltada para a religião de matriz africana, com muitos terreiros ao longo das ruas, hoje o que se vê é a mudança da ocupação de terreiros de candomblé por templos e igrejas cristãs, ou seja, igrejas católias e evangélicas.
A arquitetura das casas modificaram ao longo do tempo, algumas poucas ainda mantém as mantém.








“Além das avenidas de vale, vários conjuntos habitacionais foram implantados no período, destacando-se, entre 1969 e 1978, a construção de 1432 apartamentos pela Urbis, no conjunto Solar Boa Vista, e de 2882 apartamentos pelas cooperativas da Inocoop.” (VASCONCELOS, 2002, p. 362) "ENGENHO em MEMÓRIAS" (2010)            

GEOGRAFIA




2 comentários:

  1. Realmente sua comunidade possui diversas lojas e instituições, garantindo o acesso e facilidade de locomoção dos moradores e de outras vindas de outros bairros, isso é gratificante.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Naiades!!! Eu tenho parentes no Engenho Velho de Brotas e a gente tem que valorizar o lugar onde moramos. Você mostrou vários pontos que ajuda a contar um pouco da história do bairro, o Engenho Velho de Brotas é uma comunidade que tem uma rica história deste o início da sua construção.

    ResponderExcluir